top of page
 
PROGRAMA NUTRICIONAL

 

A VLA AGRONEGÓCIOS trabalha com um sistema de gestão da qualidade do solo e da nutrição vegetal que busca otimizar o uso de insumos, utilizando apenas aquilo que solo e planta de fato necessitam. Esse sistema de gestão da fertilidade e nutrição permite ao empresário agropecuário e agroindustrial obter uma melhor rentabilidade.

 

Os princípios utilizados para o desenvolvimento deste projeto estão baseados no conceito que propõe a aplicação da fonte de nutrientes certa, na dose certa, no lugar certo e na época certa, racionalizando e otimizando o uso de fertilizantes.

 

FASE P/ IMPLANTAÇÃO:

 

A 1ª fase

 

Nesta etapa o Consultor Credenciado da VLA Agro irá coletar as amostras de solo de forma georreferenciada com um Quadricilo e um Saci Trail (VEJA O VÍDEO DEMONSTRATIVO AO LADO). Nesta metodologia de amostragem o Consultor irá mapear a área, proceder a uma definição de grids georreferenciados conforme a necessidade, ou seja, serão realizas amostragens conforme a uniformidade (textura do solo, histórico de produtividade, análises anteriores, declividade, etc)  de cada área e/ou talhão. Essas amostras enviadas a Laborsolo e os resultados dessa primeira coleta serão enviados a VLA que irá detectar as Zonas de manejo.

 

A partir daí, e de acordo com a realidade local, se  estabelece a estratégia para restituição da qualidade do solo (calagem, gessagem ou aplicação de outros fertilizantes conforme o diagnóstico realizado) e um cronograma de aplicação e/ou manejo de acordo á necessidade especificada pela amostra e a extração da cultura.

 

FASE DE MONITORAMENTO:

 

A 2ª fase

Monitoramento da nutrição vegetal.

·        

Após o plantio e início do ciclo vegetativo volta-se a área e realiza-se a coleta de amostras de tecido (folhas) para a realização da análise foliar.

 

As amostras são enviadas a Laborsolo para análise de tecido, os resultados são repassados a VLA, que a partir do DRIS***** realiza o diagnóstico da planta e propõe um plano de intervenção, seja ele emergencial ou programado (como, por exemplo, adubação de cobertura ou suplementação foliar), de acordo com as necessidades de cada Zona de Manejo.

 

Após uma intervenção emergencial realiza-se uma nova amostragem para verificar a nova situação nutricional da planta. Essa nova coleta é importante pois a VLA utiliza como metodologia para análise e interpretação a Lei do Mínimo, ou seja, após a aplicação de um elemento é preciso verificar o novo equilíbrio estabelecido pela planta e eventuais novas limitações.

 

·         Esse procedimento é realizado poderá ser repetido de 2 a 4 vezes por safra, de acordo com a necessidade, cultura, clima e objetivo.

VÍDEO DEMONSTRATIVO DO EQUIPAMENTO UTILIZADO P/ AMOSTRAGEM DE SOLO REALIZADA PELA VLA AGROTECH

bottom of page